LÍNGUA E CULTURA: filmes, séries, livros, jornais, etc. Ampliando seu repertório, exercitando a comp
O conceito de competência comunicativa intercultural no universo do ensino/aprendizagem de idiomas, definido por Michael Byran, salienta a importância do contato, por diversas fontes e formas, dos aprendentes com as culturas associadas ao idioma que está sendo ensinado.
Essa ideia favorece, em linhas gerais, a compreensão mútua em situações interculturais, o respeito pelo diferente, a reflexão sobre alteridade, o apagamento de esteriótipos e generalizações, promove a cultura de paz, etc.
O professor comprometido com esta noção de ensino/ aprendizagem se transforma em um mediador destes dois universos e oferece ao aluno experiências que lhe serão importantes nos níveis tanto cognitivos quanto socioculturais.
Partindo deste princípio, o aluno pode também, por conta própria acessar uma série de conteúdos disponíveis nas redes, nas livrarias, na televisão.
Enumeramos, divididos em dois posts para alunos de espanhol e português, algumas opções de materiais que poderão ajudá-los a começar a construir esse repertório.
Bom trabalho!